terça-feira, 12 de junho de 2018


O desejo de ser rica.


Ao longo da nossa vida conseguimos ultrapassar várias fases que nos fazem pensar o porquê das nossas atitudes perante elas.
Um dia sonhei que gostaria de ser rica para ajudar quem necessitasse de ajuda, a fim de sobreviver às várias intercorrencias da vida. Tive que percorrer um longo percurso para que este meu sonho se concretizasse. Na minha actividade profissional ia absorvendo as necessidades de quem cuidava, sentindo-me por vezes impotente perante a catástrofe que estava à minha frente.
O sofrimento envolvia os meus dias, havendo momentos em que eu era obrigada a visualizar o desespero das pessoas que me rodeavam.
Foram muitas as vezes em que eu pensei "será que eu quero isto para a minha vida?" Tive que utilizar estratégias para me defender, a fim de conseguir continuar em frente para atingir o meu objectivo, ser rica.
Na  minha  profissão,  por cada ano que passava a minha riqueza ia aumentando  com pequenas atitudes que eu tomava e recebia: a mensagem que eu mandava durante a noite para tranquilizar quem estava em casa a sofrer com a incerteza do dia seguinte, o sorriso que eu conseguia obter da criança em sofrimento, o agradecimento de quem estava à beira do abismo e ainda conseguia dizer obrigada, a esperança que eu conseguia transmitir quando o desespero era superior à vontade de continuar a lutar. Os amigos que eu fiz durante as fases de desespero, esses foram para a vida.  Enfim, foram muitos os ganhos que obtive para que eu me transformasse num ser humano rico. 
A maior riqueza que podemos obter é sermos felizes com a felicidade dos outros. 
O poder económico, ajuda-nos a viver em sociedade mas não faz de nós pessoas diferentes.  
A diferença está na nossa postura, nos valores que adquirimos e queremos transmitir. 
O egoísmo e a insensibilidade destroem a nossa riqueza. 
Na caminhada da vida só poderemos ser pessoas ricas e brilhantes com uma mente brilhante. O que damos por vezes é muito pouco em relação ao que recebemos. 
Eu sou muito rica porque obtive e ainda continuo a obter ganhos (memórias que nunca vou esquecer) e que fazem de mim uma pessoa feliz. 


Teresa Fraga







Sem comentários:

Enviar um comentário