sexta-feira, 28 de abril de 2017


Ser Fisioterapeuta Kastelo é quebrar paradigmas, é pensar fora da caixa. Isso significa entender que as crianças são especiais e como tal precisam de sentir, vivenciar e explorar as coisas maravilhosas da vida; O sol a aquecer o corpo, o vento a passar os agasalhos, a água a penetrar os poros da pele, as gargalhadas, os abraços e a segurança de um colinho, são essas as coisas maravilhosas da vida e o que não falta no nosso lugar mágico.

Ser Kastelo é fazer que todos entendam que diagnóstico não é destino, muito menos sentença... é só porque nisto da saúde tem que se dar um nome a tudo e, por vezes, cai-se no erro de achar que só porque tem o mesmo nome tem que ter o mesmo fado. Ora aqui no Kastelo há muito se percebeu que apesar de sermos muito idênticos todos aspiramos a coisas diferentes e não vamos deixar que um rótulo nos defina, porque além disso existe tanta coisa que esses senhores que dão nomes ás coisas ainda não sabem. E sabem uma coisa? Aqui que ninguém nos ouve, nem sabem o prazer que nos dá quando mostramos a esses senhores que apesar de nos terem dado um destino à partida nós arranjamos maneira de o re-inventar.

Aqui no Kastelo não se espera por milagres, porque isso é uma chatice que não depende muito de nós,  portanto preferimos a Esperança, isso sim! A Esperança dá-nos um caminho, dá-nos força para andar todos os dias um bocadinho mais e fazer e ser melhor. A Esperança não nos deixa baixar os braços, nem cair de joelhos, faz-nos acreditar que o melhor está para vir e que ainda que existam abalos nós somos mais fortes que isso e temos a capacidade de nos transcender.

Ser Kastelo é termos a humildade de nos baixarmos perante estas crianças, estas famílias e aprendermos com elas, é perceber o quão pequeninos somos e quanta mesquinhez deixamos que caiba na nossa vida. Ser Kastelo é dar um braço a torcer e os dois a ajudar, é tirar pedras do sapato.

Ser Kastelo é ser Vida e deixar-nos levar pela “Laurilinha” que se não tem amigos depressa os arranja;  é saber que a todo o momento “é hora (por isso) chama um amigo para brincar, chama um amigo para jogar”; é uma fatiota bonita e um cabelo ao vento; é espirrar com muita força; é dar abraços com a força do Mundo; é começar a falar e nunca mais parar; é querer ser bombeiro e salvar vidas; é dizer tudo sem nada dizer; é rir só de parvoíces; é dar gargalhadas tão grandes que nos confundem porque não temos essa capacidade; é poder ser levado numa mão; é andar tempos sem fim; é pedir colinho sem medo de o receber.

 

Quase tudo me faz sonhar, que esquisito. Às vezes parece-me que sou uma nuvem com raízes, sempre a partir e a ficar. Não abandono os sítios de que me fui embora, coloquei a alma, escondida, sob cada objeto…Lembro-me dos patos, dos coelhos, de ser tão feliz, lembro-me de tudo. Não esqueci nada, não vou esquecer nada... Certos perfumes nos corredores, as conversas cheias de palavras desconhecidas dos adultos, ajudar à festa, a dor dos outros, que invariavelmente me aflige, o padre engraçado...Vidas pequeninas que eu não compreendia. A profunda solidão das pessoas. O meu espanto diante das criaturas amargas. Entendo a tristeza… não entendo a amargura, o azedume, a avidez. Nem a antipatia, nem a inveja, nem a vaidade…Agora veio-me à cabeça um amigo meu, Frei Bento Domingues.

Um dia disse-lhe:

-         Estás sempre tão alegre...

Ele respondeu

- O que podia ser eu senão alegre?”.

António Lobo Antunes “Croniquinha” [adapt.]

 

Luís Santos

Fisioterapeuta Kastelo




 


Sem comentários:

Enviar um comentário